Anestesiologia
O ramo da Anestesiologia Veterinário tem se desenvolvido juntamente com a Anestesiologia humana em vários sentidos. Desde o desenvolvimento de drogas cada vez mais seguras, com técnicas de uso igualmente seguras, até o desenvolvimento de protocolos e classificação de pacientes de forma a aumentar a segurança do procedimento.
Primeiramente o paciente candidato a passar por procedimento cirúrgico-anestésico é avaliado clinicamente e em seguida é classificado dentro de uma escala de risco anestésico, considerando suas comorbidades (doente renal, cardiopata, hepatopata etc) e inserido no grau de risco ASA (American Society of Anesthesiologists) para então determinar qual é o protocolo medicamentoso mais seguro.
Dentre as modalidades de anestesia geral, a Inalatória é uma delas, passando por TIVA/PIVA (Anestesia intrevenosa total/parcial) e o paciente sempre é entubado para garantir um suporte básico de vias aéreas.
De uma forma geral, o paciente que vai passar por anestesia geral, sempre passa por uma etapa importante do procedimento que é a medicação-pré-anestésica (ou MPA), que seria um fármaco ou mais de um, para iniciar uma certa tranquilização e analgesia a fim de diminuir a quantidade de outros fármacos e aumentar a segurança do procedimento; seguido por um agente indutor de anestesia, que pode ser inalatória ou injetável a fim de se obter um plano anestésico no qual o paciente adormece completamente. Em seguida, caso a anestesia geral escolhida seja a inalatória, o paciente recebe gás anestésico via sonda traqueal para que se mantenha sob sono profundo.
Outras técnicas anestésicas e de analgesia podem ser eleitas de acordo com o procedimento, como anestesia epidural e também a raqui-anestesia, bem como bloqueios locais ou regionais.
Como parte do aumento da segurança do procedimento anestésico, alguns exames laboratoriais e de avaliação cardíaca podem ser solicitados pelo profissional responsável.
No Centro Veterinário de Bauru, possuímos profissionais habilitados para os mais diversos tipos de procedimentos anestésicos, desde tranquilização ou, se necessário, sedação para pacientes mais bravios. Tanto para cães, quanto para gatos.
Nossos Tratamentos
Realizamos cirurgias de pequena e grande complexidade, num centro cirúrgico bem equipado e aparelhado.